O mês de outubro é dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, doença responsável por atingir, a cada ano, cerca de 66 mil mulheres no Brasil. Se diagnosticado ainda nos estágios iniciais do câncer de mama pode representar até 90% de chances de cura.
Por isso, o Outubro Rosa é uma iniciativa que reforça a importância do autocuidado para a prevenção e o diagnóstico precoce.
O olhar para o câncer de mama acende ainda outra questão: a saúde cardiovascular, que pode ser afetada pelo tumor e pelos efeitos do tratamento.
Sendo assim: O que o Outubro Rosa tem a ver com as doenças do coração?
Foi feito um estudo em 4000 mulheres de 50 a 79 anos com câncer de mama em relação ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Essas mulheres foram divididas nas que eram fisicamente ativas e as que eram sedentárias (não praticavam nenhuma atividade física).
Os eventos estudados foram: angina (dor no peito), necessidade de cirurgia para revascularização miocárdica (conhecida como “cirurgia de ponte de safena”), AVC (o popular “derrame”) e doença vascular periférica (varizes).
As mulheres que praticavam atividade física, de acordo com as recomendações mínimas sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana), tiveram 46% menos chance de morte por infarto do que aquelas que se exercitavam menos frequentemente.
Ou seja as pacientes que mais se exercitavam também toleraram melhor os efeitos cardiovasculares tóxicos do tratamento do câncer. Além disso, a maioria das mulheres que já se exercitavam antes do diagnóstico continuou a se exercitar durante o tratamento. Tal fato também pode ter influenciado positivamente na melhor evolução da cura e tratamento da doença.
“Os avanços no diagnóstico e tratamento permitiram que cada vez mais pacientes sobrevivam ao câncer de mama. Mas, a doença cardiovascular continua sendo o principal risco de mortalidade e piora da qualidade de vida das mulheres que sobrevivem a esse câncer”.
Portanto, através disso entendemos que existe uma importância muito grande de cuidarmos da função cardíaca juntamente com as ações realizadas no outubro rosa.
Escrito por: Dr Fernando
Leia também: 3 Vantagens de apostar no camodato de Holter de tecnologia avançada