fbpx

Explorando o Papel do Holter na Identificação Precoce de Condições Cardíacas em Pets

Você sabia que existem doenças cardíacas que se iniciam de forma silenciosa, e poderiam ser diagnosticadas de forma precoce permitindo que o tratamento seja iniciado, para prolonger a vida do seu pet?

Pois é! Nos pets a doença cardíaca acontece de forma bem parecida como nos humanos, e um check up anual é essencial para avaliar possíveis doenças que os acometem, como a doença do coração.

Os cães e gatos podem ser mais predispostos a desenvolverem cardiopatias a partir de uma determinada idade, como de meia vida a idosos e ainda a depender da raça, como por exemplo: as raças de cães mais predispostas devido fatores genéticos são: Boxer, Bulldog Inglês, Cocker Spaniel, Golden Retriever, Labrador Retriever, Pastor Alemão, Poodle, Rottweiller, Samoieda, Schnauzer miniature, West Highland White Terrier e Yorkshire Terrier; já as raças de gatos são: Bengal, Birman, British Shorthair, Maine Coon, Norwegian Forest, Persa, Ragdoll e Sphynx.

Os tutores e médicos veterinários devem estar atentos à essas raças em todas as consultas realizadas, oferecendo uma atenção a mais para a avaliação cardiológica em todas as idades, a fim de identificar possíveis sinais clínicos que possam evidenciar uma doença cardíaca, como por exemplo, o sopro cardíaco através da auscultação.

Leia também: Desvendando Mitos: Holter E Monitoramento Cardíaco Em Animais

Já quando estes animais se tornam adultos para idosos, é necessário uma avaliação mais criteriosa envolvendo exames complementares, pois mesmo que o animal ainda não tenha sinais clínicos aparentes eles podem ter alteração em exames, como no exame de imagem (radiografia) que pode demonstrar um coração aumentado de tamanho, e a partir deste primeiro exame, o médico veterinário solicitará mais exames complementares para um diagnóstico preciso e correto, como eletrocardiograma e ecocardiograma.

A avaliação cardiológica deve ser realizada em todas as raças, pois embora citamos as mais predispostas é possível diagnosticar um doença cardíaca em qualquer raça de cão ou gato, sendo então fundamental um diagnóstico precoce para um tratamento eficaz que vise prolongar e gerar qualidade de vida ao paciente focando sempre no bem-estar animal.